A avaliação, que ocorre anualmente, é direcionada à alta gestão da UnB, incluindo a Reitoria, a Vice-reitoria, Decanatos e conselheiros(as) do Conselho de Administração (CAD), aos gestores de unidades auditadas e também aos servidores da Auditoria Interna. O objetivo é coletar percepções e identificar oportunidades de aprimoramento, garantindo que os trabalhos da AUD entreguem alto valor agregado e atendam às expectativas das partes interessadas.
Como a Avaliação Contribui para a Qualidade
O PGMQ foi instituído pelo Ato da Auditoria nº 5/2021 e está alinhado com o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal (IN SFC nº 3/2017). Sua implementação cumpre o objetivo de avaliar as atividades realizadas pela AUD e promover uma cultura de melhoria contínua dos serviços prestados.
A auditoria interna, como pilar de boa governança, desempenha um papel crucial. Essas contínuas pesquisas de percepção, são ferramentas-chave para garantir que seus trabalhos sejam eficazes e estratégicos. Para tanto, a colaboração da Alta Gestão, dos Gestores e dos servidores envolvidos nesse trabalho é fundamental para o sucesso do programa e para o aprimoramento da auditoria interna.
A pesquisa é voluntária e anônima, e os dados coletados servirão como insumos valiosos para a melhoria de processos, metodologias e comunicação.
Por Nara Cristina Ferreira Mendes e Antonio Martins Neto.