09 de Junho de 2025
O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) tem por objetivo estabelecer atividades de caráter permanente destinadas a avaliar a qualidade, a produzir informações gerenciais e a promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna governamental. A Universidade de Brasília aderiu às práticas do PGMQ e vem envidando esforços para realizar este programa continuado que deve ser aplicado tanto no nível de trabalhos individuais de auditoria quanto no nível mais amplo da atividade de auditoria interna. As avaliações devem incluir todas as fases da atividade de auditoria interna, quais sejam: os processos de planejamento; de execução dos trabalhos; de comunicação dos resultados; e de monitoramento.
As avaliações periódicas do PGMQ são realizadas de forma sistemática, abrangente e permanente, com base em roteiros de verificação previamente estabelecidos para avaliar a qualidade, a adequação e a suficiência do processo de planejamento, das evidências e dos papéis de trabalho produzidos ou coletados pelos auditores, das conclusões alcançadas, da comunicação dos resultados, do processo de supervisão e do processo de monitoramento das recomendações emitidas em trabalhos individuais de auditoria, nos termos da Portaria CGU nº 777, de 18 de fevereiro de 2019 e IN SFC/CGU nº 3, de 9 de junho de 2017.
Dito isso, desde 2020 a Auditoria Interna (AUD) da Universidade de Brasília (UnB) tem se empenhado em seguir e implementar esse programa. Assim, no ano de 2024, foi realizada a Quarta Pesquisa do PGMQ com a Alta Administração, com os gestores da Universidade e com os servidores que compõem a equipe de Auditoria Interna da UnB. Tais pesquisas resultaram em três relatórios de atividades, conforme documentado no processo SEI nº 23106.138900/2019-64.
Tendo em vista as respostas apresentadas, ressaltamos alguns pontos para aperfeiçoamento, segundo a opinião dos três atores envolvidos na pesquisa:
- Em relação à percepção da Alta administração:
a) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os serviços realizados no ano de 2023 contribuíram para a melhoria da eficácia dos processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos da UnB;
b) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os trabalhos realizados pela AUD abordaram temas relevantes, bem como agregaram valor aos processos de governança, de planejamento estratégico, do plano de integridade e gestão de riscos da UnB; e,
c) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os trabalhos realizados pela AUD forneceram suporte para as suas tomadas de decisão.
- Em relação à percepção dos gestores:
a) 100% dos respondentes concordam que os servidores da AUD demonstram postura ética e profissional adequadas; e,
b) 100% dos respondentes concordam que as auditorias realizadas trataram temas relevantes da unidade auditada.
- Em relação à percepção da equipe de auditores:
a) 100% dos respondentes concordam, total ou parcialmente, que as auditorias realizadas trataram temas relevantes;
b) 75% dos respondentes concordam parcialmente que os gestores respeitaram os prazos estabelecidos nas Solicitações de Auditorias (SA’s) emitidas pela AUD;
c) 87,5% dos respondentes concordam, total ou parcialmente, que as contribuições produzidas nos trabalhos realizados pela AUD foram bem aceitas pela unidade auditada e que essas contribuições detêm potencial de causar um impacto positivo para a UnB; e,
d) 100% dos respondentes concordam que após a conclusão das auditorias, o monitoramento das recomendações foi realizado adequadamente.
Os links dos questionários criados no “Forms” do Office 365 foram encaminhados, via SEI, para que a Alta Administração, os gestores e os auditores da AUD pudessem avaliar o trabalho desempenhado pela Auditoria Interna no ano anterior (2024). Os resultados dessa avaliação foram utilizados tanto no Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) do ano de 2024, quanto no Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2025, assim como para implementar melhorias no trabalho da equipe da AUD.
Oportuno mencionar que as perguntas definidas na estruturação dos questionários foram uma adaptação para a UnB dos modelos de questionários de avaliação disponibilizados pela CGU (https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/pgmq), baseados no documento IA-CM Assessment Tool (ferramentas de avaliação da metodologia do IA-CM).
Para maiores informações sobre os pontos desenvolvidos nas pesquisas seguem os relatórios gerados pela Quarta Pesquisa de percepção quanto à qualidade das atividades de Auditoria Interna da UnB:
Por Patrícia Floriani Mansur e Nara Cristina Ferreira Mendes
Dentre as atribuições da Auditoria Interna (AUD) da Universidade de Brasília (UnB) tem-se a contabilização dos benefícios financeiros e não financeiros advindos dos atendimentos das recomendações emitidas por esta AUD, oriundas dos trabalhos de auditoria.
Anualmente são realizadas auditorias que podem emitir recomendações às áreas auditadas ou à Alta Administração. Tais recomendações visam aprimorar processos e fluxos, conforme legislação vigente, agregando valor à Universidade. Assim quando essas recomendações são atendidas pelo destinatário, a AUD verifica o benefício que tal recomendação gerou para a Instituição, podendo este benefício ser financeiro ou não.
Os conceitos, requisitos e regras básicas para contabilização de benefícios são estabelecidos pela Instrução Normativa SFC/CGU nº 10, de 28 de abril de 2020, que aprovou a sistemática de quantificação e registro dos resultados e benefícios da atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, e pela Portaria nº 1.976, de 20 de agosto de 2021, que instituiu a sistemática de quantificação e registro dos benefícios decorrentes das ações executadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).
No âmbito da UnB, a esta AUD instituiu a Comissão de Contabilização de Benefícios da AUD/UnB, por meio da Resolução AUD nº 01/2020. O artigo 3º da citada Resolução prevê que “serão realizados levantamentos e análises dos trabalhos realizados pela AUD em cada ano de modo a produzir um relatório anual com a contabilização dos benefícios apurados”.
Em 2024, a Comissão constituída para elaboração do Relatório de Contabilização de Benefícios, por meio da Resolução AUD nº 05/2024, realizou análise que resultou na contabilização de 28 (vinte e oito) recomendações, todas classificadas como benefícios não financeiros. Embora, não passíveis de mensuração monetária, esses benefícios tiveram um impacto positivo na gestão, promovendo melhorias estruturantes, como o aperfeiçoamento gerencial, o fortalecimento dos controles internos e o aprimoramento de normativos e processos, conforme quadro a seguir:
Quadro 1 - Benefícios não Financeiros contabilizados no ano de 2024.
DIMENSÃO AFETADA (IN nº 10, de 28/04/2020). |
REPERCUSSÃO (IN nº 10, de 28/04/2020)
|
REPERCUSSÃO (Portaria nº1.976, de 20/08/2021) | CLASSE (Portaria nº 1.976, de 20/08/2021) | ANO 2024 |
Missão, Visão e/ou Resultados | Tático/Operacional |
Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local |
Medida de promoção de sustentabilidade ambiental | 01 |
Missão, Visão e/ou Resultados | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Medida de aperfeiçoamento ou incremento da transparência e/ou da participação social | 13 |
Missão, Visão e/ou Resultados | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Medida de aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos | 01 |
Pessoas, Infraestrutura e/ou Processos Internos | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Medida de aperfeiçoamento da capacidade de gerir riscos e de implementação de controles internos | 02 |
Pessoas, Infraestrutura e/ou Processos Internos | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Medida de aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos | 04 |
Pessoas, Infraestrutura e/ou Processos Internos | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Medida de aperfeiçoamento ou incremento da transparência e/ou da participação social | 03 |
Pessoas, Infraestrutura e/ou Processos Internos | Tático/Operacional | Unidade Jurisdicionada ou Sociedade local | Outra medida estruturante de aperfeiçoamento dos programas/processos | 04 |
TOTAL | 28 |
Fonte: Elaboração própria (2024).
Dentro da classificação de benefícios não financeiros, a IN da CGU categoriza de forma simultânea: dimensão que o benefício afeta – se processos finalísticos, ou processos de apoio e/ou gerencial; e repercussão que o benefício alcançou em relação ao público da instituição. Sendo assim, os auditores verificam inicialmente a dimensão afetada, e depois especificaram a repercussão do benefício.
Da análise feita pela equipe de auditores, quanto à dimensão afetada, das 28 (vinte e oito) recomendações, 15 (quinze) foram classificadas na categoria de missão, visão e/ou resultados e 13 (treze) foram classificadas na categoria de pessoas, infraestrutura e/ou processos internos.
No que tange à repercussão, todas as 28 recomendações foram classificadas em tático/operacional, já que o benefício trazido pelas providências adotadas pelo gestor dizia respeito às atividades internas e/ou operacionais da unidade examinada, sem decorrer de tomada de decisão da Alta Administração da Universidade.
Ademais, a metodologia de cálculo que rege a quantificação e o registro dos benefícios de que trata a Portaria nº 1.976, de 20 de agosto de 2021, atestou, no que diz respeito à repercussão, que as 28 (vinte e oito) recomendações foram classificadas em “Unidade Jurisdicionada", já que o benefício se refere às atividades internas ou operacionais da unidade examinada, sem transcender para a Alta Administração.
Dessa forma, os benefícios não financeiros foram classificados de acordo com as seguintes classes:
- “Medida de promoção de sustentabilidade ambiental” - é caraterizado pela promoção de sustentabilidade ambiental: 1 (um) benefício.
- “Medida de aperfeiçoamento ou incremento da transparência e/ou da participação social” - qualificado pelo aperfeiçoamento ou incremento da transparência da gestão pública e/ou da participação social, incluindo o atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e ações de ouvidoria: 16 (dezesseis) benefícios.
- “Medida de aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos” - decorrente da melhoria dos processos ou programas, refletindo diretamente na qualidade ou quantidade do serviço público entregue à sociedade: 5 (cinco).
- “Medida de aperfeiçoamento da capacidade de gerir riscos e de implementação de controles internos” - aperfeiçoamento da capacidade da administração pública em identificar e analisar os riscos inerentes às suas atividades finalísticas ou aos seus processos internos, assim como à melhoria dos controles internos de forma proporcional às fraquezas e ameaças: 2 (dois).
- “Outra medida estruturante de aperfeiçoamento dos programas/processos” - otimização da execução de programas ou processos, desde que não esteja classificado nos itens anteriores (de 2.1 a 2.7), e que a medida tenha sido estruturante e não apenas para solução de questões pontuais: 4 (quatro).
Para acesso às informações mais detalhadas sobre a Contabilização de Benefícios do ano de 2024, convidamos todos a acessar o item 8 do Relatório Anual de Auditoria Interna - RAINT:
https://auditoria.unb.br/images/RAINT_2024_11-04-2025_atualizar_no_site_compressed_1.pdf
Por Patrícia Floriani Mansur e Nara Cristina Ferreira Mendes
28 de Abril de 2025
Com fundamento nos princípios e normas referentes à transparência ativa, esta Auditoria Interna (AUD) empenha esforços para aumentar a divulgação de suas ações. Em razão disso, compartilhamos o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2025, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB e pela Controladoria Geral da União (CGU).
O PAINT 2025 deriva do planejamento anual realizado por esta AUD da UnB em observância ao contido na Instrução Normativa nº 05, de 27 de agosto de 2021, expedida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Na elaboração deste PAINT 2025 foram observadas as expectativas da alta administração da UnB, por intermédio de consulta à Alta Administração com o intuito de auxiliar no planejamento do plano. A metodologia aplicada envolveu a análise a partir da cadeia de valor da UnB, baseada em fatores de riscos relacionados à materialidade, relevância e criticidade.
Diante desse contexto, buscou-se alinhar o PAINT 2025 ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB com vigência no período de 2023 a 2028. Esse alinhamento permitirá que as ações do PAINT 2025 sejam convergentes em relação às diretrizes institucionais constantes do mapa estratégico apresentado no PDI, de maneira a contribuir para o alcance da excelência acadêmica, administrativa e de convivência na Universidade de Brasília.
O PAINT 2025 pode ser consultado em sua íntegra pelo link:
https://auditoria.unb.br/images/PAINT_2025_compressed.pdf
Por Emelle Rodrigues Novais Cruz e Nara Cristina Ferreira Mendes
Com fundamento nos princípios e normas referentes à transparência ativa, esta Auditoria Interna (AUD) empenha esforços para aumentar a divulgação de suas ações. Em razão disso, compartilhamos o Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) de 2024, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB e pela Controladoria Geral da União (CGU).
O RAINT é um relatório que visa prestar contas das atividades realizadas durante o ano de forma a demonstrar a execução das atividades previstas do planejamento realizado para o ano de 2024, em observância ao contido na Instrução Normativa nº 05, de 27 de agosto de 2021, expedida pela CGU.
Na elaboração deste RAINT 2024 foram observados os contextos operacionais da UnB e da AUD, os trabalhos de auditoria realizados, o apoio às demandas da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), os avanços na implementação do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ), a percepção da AUD sobre a maturidade da governança, dos controles internos, da gestão de riscos, do monitoramento da implementação das recomendações da AUD, da mensuração dos benefícios financeiros e não financeiros, bem como, as demais ações realizadas ao longo do ano de 2024 por esta unidade de auditoria interna.
O RAINT 2024 pode ser consultado em sua íntegra pelo link:
https://auditoria.unb.br/images/RAINT_2024_11-04-2025_atualizar_no_site_compressed_1.pdf
Por Emelle Rodrigues Novais Cruz e Nara Cristina Ferreira Mendes
24 de Abril de 2025
Fonte: TCU (2025)
Em apoio às atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Contas, esta Auditoria Interna divulga por este canal e pelo processo SEI nº 23106.039708/2025-34, para conhecimento de toda a comunidade universitária, o Ofício-circular s/nº-SEC-RS, da Secretaria do TCU no Estado do Rio Grande do Sul, que trata da divulgação de duas ações de participação cidadã, quais sejam:
1. Consulta pública “Como estão as pontes por onde você passa?”
Trata-se de uma iniciativa do TCU que convida os cidadãos a responderem a um questionário disponível na página do TCU, por meio do link:
A consulta visa coletar informações sobre as condições de segurança das pontes nas rodovias brasileiras, permitindo que o cidadão descreva aspectos como sinalização, iluminação, largura das vias, rachaduras, entre outros elementos relevantes.
2. Força-Tarefa Cidadã – Fiscalização de obras em escolas e creches:
O TCU, em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), lançou edital para o cadastro e capacitação de pessoas voluntárias interessadas em participar da Força-Tarefa Cidadã, voltada à fiscalização de obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação.
As inscrições podem ser realizadas através do link abaixo, onde também constam demais informações:
Demais informações podem ser obtidas na página do Observatório Social do Brasil.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Essas ações contribuem para o fortalecimento da cidadania e podem ser relevantes também para fins acadêmicos, especialmente em áreas como políticas públicas, administração pública, engenharia, entre outras.
Os conteúdos podem ser compartilhados utilizando os seguintes links:
Força-Tarefa Cidadã:
https://www.facebook.com/share/p/1NmfTLhzdB/
“Como estão as pontes por onde você passa?”:
https://www.facebook.com/share/p/1Ej1KehjLu/
https://www.facebook.com/share/p/1HdA94crm8/
Força-Tarefa Cidadã:
https://www.instagram.com/p/DGjAatvt69O/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh =MzRlODBiNWFlZA==
“Como estão as pontes por onde você passa?”:
https://www.instagram.com/p/DGTrzooSdTw/?utm_source=ig_web_copy_link&igs h=MzRlODBiNWFlZA==
Desse modo, convidamos toda a comunidade a participar das iniciativas propostas pela Corte de Contas, bem como informamos ainda que o TCU, por meio de sua Secretaria e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., encontra-se à disposição para prestar esclarecimentos adicionais.
Por Emelle Rodrigues Novais Cruz e Nara Cristina Ferreira Mendes
26 de Fevereiro de 2025
Auditoria Interna Avalia a Acessibilidade na UnB
07 de Maio de 2024
Auditoria para avaliação da implementação do novo Serviço de Comunicação Integrada da UnB (Webex)
01 de Abril de 2024
Auditoria Interna apresenta o RAINT 2023 e o PAINT 2024 ao CAD.
27 de Fevereiro de 2024
14 de Fevereiro de 2024
Auditoria Interna comemora índices nas capacitações de 2023