PGMQ2.png

 

 

O Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) tem por objetivo estabelecer atividades de caráter permanente destinadas a avaliar a qualidade, a produzir informações gerenciais e a promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna governamental. A Universidade de Brasília aderiu às práticas do PGMQ e vem envidando esforços para realizar este programa continuado que deve ser aplicado tanto no nível de trabalhos individuais de auditoria quanto no nível mais amplo da atividade de auditoria interna. As avaliações devem incluir todas as fases da atividade de auditoria interna, quais sejam: os processos de planejamento; de execução dos trabalhos; de comunicação dos resultados; e de monitoramento.

 

As avaliações periódicas do PGMQ são realizadas de forma sistemática, abrangente e permanente, com base em roteiros de verificação previamente estabelecidos para avaliar a qualidade, a adequação e a suficiência do processo de planejamento, das evidências e dos papéis de trabalho produzidos ou coletados pelos auditores, das conclusões alcançadas, da comunicação dos resultados, do processo de supervisão e do processo de monitoramento das recomendações emitidas em trabalhos individuais de auditoria, nos termos da Portaria CGU nº 777, de 18 de fevereiro de 2019 e IN SFC/CGU nº 3, de 9 de junho de 2017.

 

Dito isso, desde 2020 a Auditoria Interna (AUD) da Universidade de Brasília (UnB) tem se empenhado em seguir e implementar esse programa.  Assim, no ano de 2024, foi realizada a Quarta Pesquisa do PGMQ com a Alta Administração, com os gestores da Universidade e com os servidores que compõem a equipe de Auditoria Interna da UnB. Tais pesquisas resultaram em três relatórios de atividades, conforme documentado no processo SEI nº 23106.138900/2019-64. 

 

Tendo em vista as respostas apresentadas, ressaltamos alguns pontos para aperfeiçoamento, segundo a opinião dos três atores envolvidos na pesquisa: 

 

- Em relação à percepção da Alta administração:

 

a) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os serviços realizados no ano de 2023 contribuíram para a melhoria da eficácia dos processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos da UnB; 

b) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os trabalhos realizados pela AUD abordaram temas relevantes, bem como agregaram valor aos processos de governança, de planejamento estratégico, do plano de integridade e gestão de riscos da UnB; e,

c) 90,9% dos respondentes concordam total ou parcialmente que os trabalhos realizados pela AUD forneceram suporte para as suas tomadas de decisão. 

 

- Em relação à percepção dos gestores: 

 

a) 100% dos respondentes concordam que os servidores da AUD demonstram postura ética e profissional adequadas; e,

b) 100% dos respondentes concordam que as auditorias realizadas trataram temas relevantes da unidade auditada. 

 

- Em relação à percepção da equipe de auditores: 

 

a) 100% dos respondentes concordam, total ou parcialmente, que as auditorias realizadas trataram temas relevantes; 

b) 75% dos respondentes concordam parcialmente que os gestores respeitaram os prazos estabelecidos nas Solicitações de Auditorias (SA’s) emitidas pela AUD; 

c) 87,5% dos respondentes concordam, total ou parcialmente, que as contribuições produzidas nos trabalhos realizados pela AUD foram bem aceitas pela unidade auditada e que essas contribuições detêm potencial de causar um impacto positivo para a UnB; e, 

d) 100% dos respondentes concordam que após a conclusão das auditorias, o monitoramento das recomendações foi realizado adequadamente.

 

Os links dos questionários criados no “Forms” do Office 365 foram encaminhados, via SEI, para que a Alta Administração, os gestores e os auditores da AUD pudessem avaliar o trabalho desempenhado pela Auditoria Interna no ano anterior (2024). Os resultados dessa avaliação foram utilizados tanto no Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) do ano de 2024, quanto no Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) de 2025, assim como para implementar melhorias no trabalho da equipe da AUD.

 

Oportuno mencionar que as perguntas definidas na estruturação dos questionários foram uma adaptação para a UnB dos modelos de questionários de avaliação disponibilizados pela CGU (https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/pgmq), baseados no documento IA-CM Assessment Tool (ferramentas de avaliação da metodologia do IA-CM).

 

Para maiores informações sobre os pontos desenvolvidos nas pesquisas seguem os relatórios gerados pela Quarta Pesquisa de percepção quanto à qualidade das atividades de Auditoria Interna da UnB: 

 

RELATÓRIO - Percepção da alta Administração da UnB sobre a atuação da AUD (PGMQ) - referente ao exercício de 2023

RELATÓRIO - avaliação dos gestores quanto à qualidade dos serviços da AUD (PGMQ) - referente ao exercício de 2023

RELATÓRIO - Avaliação da equipe da auditoria sobre a atuação da AUD (PGMQ) - referente ao exercício de 2023

 

  

Por Patrícia Floriani Mansur e Nara Cristina Ferreira Mendes