MENU



Auditor Chefe Abimael 1

Professor Dr. Abimael Costa, Auditor-Chefe da Universidade de Brasília. Foto: André Gomes/Secom UnB.

 

De 2019 a 2023, a gestão da AUD/UnB está sob responsabilidade do Auditor-Chefe professor, Dr. Abimael de Jesus Barros Costa, que conta com o suporte das Auditoras-Chefes Adjuntas Nara Cristina Ferreira Mendes e Betânia Moraes Goudinho de Sousa, além de uma equipe de auditores, servidores e técnicos-administrativos para dar suporte e assegurar a regularidade, a racionalidade e a legalidade na aplicação dos recursos da Universidade de Brasília. 

 

O ATO DA AUDITORIA INTERNA Nº 001/2021 é o documento que oficializa e detalha as atribuições dos cargos de Auditor(a)-Chefe e Auditor(a)-Chefe Adjuntos(as) da AUD/UnB. Tendo como norte a eficiência e a eficácia das ações administrativas no âmbito da Universidade de Brasília, neste ato fica estabelecido que ao Auditor-Chefe, além da representação, cabe a gestão dos recursos, o planejamento e a supervisão da execução das atividades da Auditoria Interna. Também é de competência do Auditor-Chefe, em conjunto com os Auditores-Chefes Adjuntos, assessorar a Administração Superior da UnB no acompanhamento da execução dos programas governamentais e o atendimento às demandas dos órgãos de Controle Interno do Poder Executivo Federal e do Tribunal de Contas da União com tempestividade e assertividade. De forma que se visa comprovar o nível de execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento de riscos da instituição de ensino superior. 

 

Outras importantes competências dos Auditores-Chefes Adjuntos são as elaborações do Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) cuja revisão, aprovação e apresentação ao Conselho de Administração (CAD) são atribuições do Auditor-Chefe. O PAINT contém o escopo dos trabalhos que serão realizados pela Auditoria Interna considerando as estratégias, os objetivos, as prioridades e as metas da Universidade de Brasília no ano de sua elaboração. Já o RAINT busca mapear o desempenho da auditoria e verificar a conformidade do setor com as normas aplicáveis à atividade. 

 

O texto completo deste ato está disponível para consulta neste link.

 

Por Arno Wegner