20nov2019 cursoauditoria LuisGustavoPrado

Público pôde acompanhar palestras pela internet e no auditório verde da Face. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Fruto de cooperação interinstitucional, o Seminário de Indicadores de Desempenho e de Benefícios da Auditoria Interna, promovido pela União Nacional de Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e realizado na UnB, levou público diversificado para o auditório verde da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face), na última quarta-feira (20).

Órgãos federais, distritais e instituições de auditoria do mercado privado contribuíram para que o dia pudesse ser não apenas de intercâmbio de métricas e procedimentos, mas de esclarecimento do trabalho realizado pelos auditores. “Realmente consegui quebrar a impressão de que o trabalho dos auditores é de apontar erros. Vejo que são uma boa consultoria para a área técnica e podem ajudar a elaborar métricas e metas”, diz Vitor Cotia, diretor de Importação e Exportações do Decanato de Administração (Dimex/DAF). Ele compareceu ao evento com objetivo de incorporar metodologias de excelência ao trabalho e agregar os parâmetros utilizados pela auditoria.

Auditora da UnB, Luciana Cortinhas acredita que o momento trouxe proximidade entre profissionais com expertise, da capital federal e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “A Unamec age de maneira a promover o intercâmbio de boas práticas. Como estamos ao lado dos órgãos de gestão, aqui é o local que possibilita reunir mais dos grandes nomes, com menor custo”, opina. Luciana acredita que o evento pode auxiliar, por exemplo, órgãos de controle federais a levarem em conta as especificidades das Ifes no momento da elaboração de regulamentações e expedição normativas. “É um momento único para essas trocas”, defende.

Uma das tendências trazidas ao evento pelos palestrantes, os indicadores para a auditoria interna permearam todas as falas. “Temos que contabilizar o resultado do nosso trabalho não apenas em quantitativos, mas em qualitativos”, afirma Keyla Matias, da Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero).

O seminário contou ainda com a participação de palestrantes da UnB, além de outros órgãos da esfera federal, como o Ministério da Defesa, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Câmara dos Deputados, a Empresa Brasileira de Estrutura Aeroportuária (Infraero), a empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR); da esfera distrital, como a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); e do setor privado, como o Instituto de Auditores Internos (IIA) e a Crossover Auditoria.

Texto por Thaíse Torres/Secom UnB
Fonte: UnB Notícias