Visita SEMA
Integrantes da equipe da Secretaria do Meio Ambiente recebem a Auditoria Interna.

A Auditoria Interna visitou a Secretaria do Meio Ambiente da Universidade de Brasília na tarde de quinta-feira, 29. O professor Abimael Costa chegou ao espaço da SeMA, que fica no subsolo da Reitoria, por volta das 16h. Ele foi recebido de forma descontraída e receptiva pelo professor Pedro Henrique Zuchi da Conceição, Secretário de Meio Ambiente, e por mais sete integrantes da equipe. A reunião, que objetiva apresentar os serviços da AUD e elucidar eventuais dúvidas da unidade sobre melhores práticas de gestão, teve início às 16h10.

O auditor-chefe iniciou a sua fala agradecendo a calorosa recepção e descreveu resumidamente os processos e a posição da Auditoria Interna como órgão vinculado ao Conselho de Administração (CAD). O professor destacou que há muito a Universidade carecia da consolidação de uma estrutura como a da SeMA. O setor busca promover a gestão ambiental incorporando a sustentabilidade e a preocupação com o Meio Ambiente nas ações da UnB.

O professor Abimael também destacou a importância da liderança dos servidores neste processo de amadurecimento e fortalecimento da gestão “verde” da UnB. Para o professor Abimael, as manifestações de ordem técnica da SeMA são guias para melhoria das ações de governança com foco em sustentabilidade, orientando “os caminhos mais adequados para decisões dos conselhos, comitês e da alta administração da Universidade”. Concluindo a fala, o professor ressaltou a importância da proatividade dos atores em implementar canais de transparência ativa à sociedade. Especialmente, para mitigar os riscos dos esforços de atingimento das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

Visita SEMA apre O professor Abimael Costa apresentou os serviços da Auditoria Interna a equipe da SeMA

Depois da exposição do Auditor-chefe, a equipe da SeMA realizou algumas perguntas sobre os melhores procedimentos administrativos de acordo com o histórico de experiências de relacionamento da secretaria com outras unidades. Destacaram-se questões sobre as melhores práticas relativas à elaboração de Estudos Técnicos Preliminares (ETPs) e como a adoção de Normas Técnicas padronizadas podem contribuir à compatibilização de exigências ambientais sem prejudicar o andamento dos fluxos de trabalho da instituição. O servidor Eduardo Ferreira Pereira, químico, responsável por avaliar o descarte de resíduos perigosos, salientou que otimizar este processo resolveria a maior angústia da área. Segundo ele, assim, seria possível evitar uma cadeia de solicitações, que pela morosidade, incidem em retrabalho especialmente naquilo que se refere às pesquisas de preços em ETPs.

Ao final da reunião, o professor Abimael agradeceu as questões e salientou que estes questionamentos também são feitos pelos órgãos de controle, como CGU e TCU.  “O esforço da gestão da universidade é antecipar e promover a melhoria de processos internos antes da chegada das recomendações desses órgãos”, destacou. Por isso, a relevância do debate sobre como cada setor pode contribuir com a governança da UnB. Ao agradecer a visita, o professor Pedro Zuchi ressaltou que o encontro contribuiu para uma mudança de percepção em relação à forma como vê o trabalho da auditoria interna, antes percebida com um tradicional receio.  Agora, o docente afirma: “enxergo a AUD como uma parceira dentro da Universidade”.

Por Arno Wegner