Assinatura Aud
Assinatura do documento de recondução ao cargo de auditor-chefe da UnB em cerimômia com a presença da professora Márcia Abrahão. Foto: Arno Wegner/AUD

O professor Abimael Costa foi reconduzido por votação unânime a Auditor-Chefe da UnB na 414ª Reunião do Conselho de Administração (CAD). Na última sexta-feira, dia 9 de setembro, foi realizada a solenidade que marcou a continuidade do ciclo do professor Abimael à frente da gestão da Auditoria Interna. Estiveram presentes na cerimônia a professora, Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB, decanos da Universidade, diretores e professores da FACE (Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas), a equipe da AUD, orientandos e demais amigos do professor Abimael.

Pblico Cerimnia
O auditor-chefe destacou o papel social dos cursos da FACE/UnB. Foto: Arno Wegner/AUD

O auditor-chefe agradeceu a presença de todas e todos e comentou brevemente sobre o vínculo de sua história de vida com a Universidade de Brasília. Observando os desafios que teve que superar, o professor ressaltou a importância dos cursos de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas para construção de uma sociedade mais igualitária e com maior número de oportunidades.

Apresen Aud
Professor Abimael Costa apresenta os indicadores da AUD. Foto: Arno Wegner/AUD

Apesar do ensejo, o professor Abimael optou por não discursar. Ele preferiu apresentar os indicadores dos resultados deste primeiro triênio de sua gestão. Com uma apresentação que abordou vários tópicos sobre a atuação da Auditoria Interna, mostrou como o trabalho da equipe de auditoria, desde 1986, vem contribuindo com a Universidade. Além de uma melhoria histórica no índice de governança, que subiu de 44% em 2018 para 82% em 2021, a Universidade de Brasília atendeu a 97,7% dos acórdãos do TCU e a aproximadamente 83% das recomendações da CGU neste período. O professor reforçou que estes indicadores positivos são efeitos da melhoria contínua de vários processos internos e agradeceu o trabalho diuturno dos auditores da Universidade.

Reitora e Auditor
Professora Márcia Abrahão elogia o trabalho da Auditoria sob a gestão do professor Abimael Costa. Foto: Arno Wegner/AUD

A professora Márcia Abrahão parabenizou o professor Abimael pela gestão e pela recondução e reforçou a posição de referência que a AUD/UnB hoje ocupa entre as auditorias internas das Universidades do país. A reitora destacou ainda a importância dos esforços da AUD em construir “uma ótima relação com a CGU e o TCU” sem deixar de levar em consideração a necessária autonomia da Universidade de Brasília.

Equipe aud
Equipe da Auditoria Interna da Universidade de Brasília com a professora Márcia Abrahão ao centro. Foto: Cerimonial/UnB.

Ao final da cerimônia, o professor Abimael tirou fotos com os presentes, as quais serão disponibilizadas na galeria de fotos do site.

Por Arno Wegner

Confira também a matéria que saiu na UnBNotícias: https://noticias.unb.br/76-institucional/6021-auditor-chefe-da-unb-e-reconduzido-ao-cargo