MENU



PAINT

 

      Informamos que o Plano Anual de Auditoria Interna para esse ano (PAINT 2022), foi apresentado ao Conselho de Administração (CAD) da UnB em 10/03/2022 na 413ª Reunião do Conselho de Administração. O PAINT foi aprovado conforme Resolução do Conselho de Administração nº 7/2022. O documento está disponível no nosso site, a partir do link: http://auditoria.unb.br/images/PAINT/PAINT_2022_compressed.pdf.

          Mas afinal, o que é PAINT?

         O PAINT é um documento que determina os trabalhos que serão realizados pela Auditoria Interna no ano seguinte à sua elaboração.
      Ele é escrito tendo por base uma análise de riscos, feita a partir de consulta aos gestores e alta administração. A aprovação do documento segue um rito complexo e depende de análise e aprovação na CGU e do Conselho de Administração da UnB - CAD.

            Veja abaixo um resumo das ações planejadas para o ano:

1) Controles Internos - Retenção de ISS. Verificar os controles internos relativos aos procedimentos de retenção do ISS no âmbito da UnB.
2) Controles Internos - Venda de Imóveis (Edital 1 e 2/2021). Avaliar o rito de vendas dos Imóveis da UnB previstos nos Editais 1 e 2/2021.
3) Pesquisa e Inovação - Transparência UnB/Fundação de Apoio (TCU). Verificar os requisitos elencados nos itens 9.3 e 9.4 do Acórdão nº 1178/2018 TCU Plenário quanto à transparência na gestão de recursos públicos referente ao relacionamento da UnB com as Fundações de apoio.
4) Desenvolvimento Institucional - Avaliação do alcance das Metas do PDI. Avaliar os controles internos e as providências tomadas pelos gestores para o alcance das Metas do PDI.
5) Gestão de Comunicação e Informação - Avaliação do alcance das Metas do PDI. Avaliar os controles internos e as providências tomadas pelos gestores para o alcance das Metas do PDI.
6) Gestão Patrimonial - Bens Móveis. Avaliar os controles internos relativos a existência de inventário de bens móveis, bem como confiabilidade e segurança das informações.
7) Planejamento e Gestão Orçamentária - Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores. Avaliar os controles internos relativos ao planejamento e gestão orçamentária dos Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores.
8) Gestão Contábil - Avaliação Contábil e Financeira. Avaliar os controles internos relativos aos procedimentos exigidos na metodologia de Auditoria Financeira do TCU.
9) Todos os Macroprocessos - Demandas especiais (extraordinárias). Atender às determinações emanadas do Conselho de Administração (CAD) e da Reitora.
10) Todos os Macroprocessos - Trabalhos de Consultoria. Elaborar os itens do Relato Integrado referente à atuação da Auditoria Interna; Emitir Parecer das Contas atinentes ao exercício; Avaliar a implantação da política de gestão de riscos e fortalecimento dos controles internos; Orientar os diversos setores da UnB, visando à eficiência e eficácia dos controles; Monitorar Indícios de irregularidade (Sistema ePessoal); Analisar o cumprimento legal do processo de Tomada de Contas Especiais; Registrar os benefícios financeiros e não financeiros; entre outras demandas da Alta Administração.
11) Gestão de Riscos - Trabalhos de Avaliação. Prestação de serviços de avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
12) Integridade - Trabalhos de Avaliação. Prestação de serviços de avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
13) Governança - Trabalhos de Avaliação. Prestação de serviços de avaliação dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
14) Todos os Macroprocessos - Monitoramento das Recomendações (AUD, CGU e TCU). Verificar efetivo cumprimento das recomendações da AUD, CGU e TCU (Planos de Providências).
15) Todos os Macroprocessos - Apoio às demandas da CGU e TCU. Acompanhar e oferecer apoio necessário aos auditores da CGU e do TCU
16) Elaboração do RAINT 2021. Apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2020, relatando todas as atividades executadas/recomendadas/implantadas nas áreas auditadas.
17) Elaboração do PAINT 2023. Elaborar o Plano Anual das Atividades de Auditoria Interna das ações que serão desenvolvidas no ano de 2021, descrevendo o Inobservância dos procedimentos legais e formais vigentes exigidos pela CGU.
18) Gestão Auditoria Interna - PGMQ. Implantar o Programa Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ).
19) Gestão Administrativa. Rotinas administrativas e de gestão da Auditoria Interna
20) Capacitação - Ofertar ações de desenvolvimento institucional e capacitação aos auditores como elementos de suporte para qualificação e atualização de conhecimentos para atuação nas auditorias e desenvolvimento de trabalhos técnicos (consultorias).