MENU



Auditoria Interna

 

 

Um dos princípios fundamentais da Auditoria Interna da UnB, é a qualidade e melhoria continua. E dentro deste contexto incentiva sua equipe a manter-se atualizada e investir em capacitações que possam contribuir com o bom andamento dos trabalhos. 
.
É previsto no Planejamento Anual de Auditoria Interna que cada servidor cumpra um mínimo de 60 horas de capacitações e para direcionar as necessidades e prioridades de qualificação contamos com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP. De acordo com o PDP o cumprimento das capacitações "poderá ser realizado por meio de formas de aprendizagens diferentes, respeitando a necessidade, o interesse e a disponibilidade de cada servidor. O conhecimento poderá ser adquirido por meio de cursos e seminários presenciais, semipresenciais, EAD, leitura de manuais, documentos técnicos e normativos legais, ou até mesmo, para os servidores mais sinestésicos, por meio de incorporação de boas práticas obtidas em benchmarking, visitas técnicas, treinamentos em campo, entre outras formas de captação e socialização do conhecimento. Podem ser estabelecidas relações de parceria e cooperação técnica com outras universidades, instituições de ensino, órgãos públicos e empresas, visando a suprir demandas de capacitação de servidores e agregar experiências de diferentes fontes."
.
O PDP também aponta os objetivos a serem conquistados:
1. Contribuir com a melhoria da gestão no que se refere a controles, riscos e governança (Estratégia: Produtos de qualidade);
2. Implementar sistema informatizado para a gestão de processos da AUD (Estratégia: Automação dos processos);
3. Redefinir os processos de trabalho;
4. Adequar as competências dos servidores às necessidades de trabalho (Estratégia: Desenvolvimento das competências);
5. Implementar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ).
.
Nos últimos anos, tivemos que focar apenas em capacitações EAD, tendo em vista a situação pandêmica mundial. Mas mesmo com essa limitação, a equipe da Auditoria se manteve empenhada no objetivo e ultrapassou a exigência mínima. No ano de 2021 foram 88 certificados entregues pela equipe e a soma total das horas de capacitação da equipe foi de 1.521 horas, mais do que o dobro do mínimo planejado. Neste ano já tivemos cinco certificados entregues e temos dois servidores realizando Mestrado Profissional. 
.
Afim de facilitar a busca por cursos, a Secretaria Administrativa mantém uma lista atualizada de cursos que estão sendo oferecidos, que pode ser verificada no site da Auditoria
.
“A preparação e formação das pessoas deve converte-se o quanto antes em uma verdadeira obsessão. O sucesso na melhoria dos serviços prestados está intimamente ligado a essa variável: treinar, treinar, treinar. Treinar todos, a fundo. E voltar a treinar continuamente”. (Chiavenato, 96)