MENU



Auditoria Interna 984 462 px 1

 

No dia 28 de março de 2024, o Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UNB) realizou sua 431ª reunião, marcada por importantes deliberações relacionadas à transparência e eficiência na gestão universitária. 

  

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do Relatório Anual de Auditoria Interna - RAINT 2023, que prestou contas detalhadas das atividades realizadas ao longo do ano anterior, bem como da apresentação do Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT 2024, delineando as atividades a serem realizadas ao longo do ano corrente. Ambos os documentos são regulamentados pela IN SFC/CGU nº 5/2021. Conforme o artigo 7º desta instrução, é necessária a aprovação do PAINT pelo Conselho de Administração, enquanto o artigo 12º orienta a comunicação do RAINT ao mesmo conselho. 

 

Auditoria Interna 984 462 px 2

Fonte própria. 

  

Após a apresentação feita pela Auditora-Chefe Nara Mendes, o relator, Profº Paulo Augusto Pettenuzzo de Brito, apresentou seu parecer sobre o PAINT 2024, recomendando sua aprovação. Ele ressaltou a rigorosa observância aos parâmetros legais na elaboração do Plano e concluiu que ele atende plenamente às exigências estipuladas pela regulamentação. O parecer foi votado e aprovado por unanimidade pelos membros do CAD. 

  

Durante a sessão, o Decano de Administração, Profº Abimael Costa, ex-auditor-chefe, compartilhou suas observações a respeito do trabalho da Auditoria Interna, ressaltando a manutenção da qualidade e a sensibilidade em relação à importância da UNB, assim como à missão e ao papel da Auditoria como pilar da governança da instituição. Além disso, elogiou os esforços da Auditoria Interna em auxiliar os gestores da universidade para que continuem se empenhando na ampliação da qualidade dos controles internos e da governança da Universidade. 

 

A Magnífica Reitora, Profª Márcia Abraão, parabenizou os gestores pela postura e maturidade demonstradas ao longo de sua gestão, destacando a capacidade de resposta às demandas da Auditoria como reflexo de uma mudança de cultura na instituição. 

  

A Auditora-Chefe complementou, enfatizando que nos últimos anos tem sido uma prioridade da AUD atender às demandas do TCU e da CGU, visando também melhorar a imagem externa da instituição, e que recentemente têm trabalhado para resolver as recomendações internas geradas pela própria Auditoria Interna.

  

A reunião prosseguiu com a apresentação do Relatório de Gestão de 2023 pela Decana do Departamento de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Profª Denise Imbroisi. Durante o parecer do relator, o Profº Antonio Jorge Ramalho da Rocha enfatizou a evolução do desempenho institucional em diversas áreas, inclusive na “demonstração do integral atendimento às determinações e recomendações emitidas por órgãos de controle, especialmente o TCU, usualmente precedidos por medidas empreendidas pela Auditoria Interna da UnB que recebe aqui os cumprimentos”.

 

Por Francine Maulepes