27 de Novembro de 2020

 

Captura de tela 2020 11 27 15.41.54

 

           A Auditoria Interna informa que, em cumprimento ao art. 8º da Instrução Normativa nº 09, de 09 de outubro de 2018, foi enviada à CGU a versão preliminar do PAINT 2021 aprovada pela dirigente máxima desta Instituição, Reitora Marcia Abrahao Moura.
           O PAINT - Plano Anual de Auditoria Interna tem a finalidade de definir os trabalhos prioritários a serem realizados pela auditoria interna para o ano. Ele engloba trabalhos de auditoria tendo como ponto de partida o Plano de Desenvolvimento Institucional da UnB, as expectativas da alta administração e demais partes interessadas, os riscos significativos a que a Universidade está exposta e seus processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
           Após o envio da versão preliminar do PAINT à CGU, ele deve ser aprovado pelo conselho de administração da universidade e enviada à CGU sua versão final para aprovação.
          O PAINT contém o planejamento de todas as ações que a Auditoria pretende realizar no próximo exercício. Assim, o trabalho da AUD torna-se transparente e fundamentado em técnicas de auditoria.

20 de Novembro de 2020

 

Em comemoração ao dia do Auditor Interno, hoje, dia 20/11, houve a participação especial da auditora interna da UnB Cibele de Oliveira na aula de encerramento da turma de Auditoria Governamental do curso de Ciências Contábeis.

A aula é ministrada pelo prof. Abimael de Jesus Barros Costa, atual Auditor-Chefe da Auditoria Interna da UnB. Na oportunidade, Cibele, que também foi aluna de Ciências Contábeis na universidade, contou um pouco da sua trajetória como estudante e como auditora e de sua experiência na Comissão de Contabilização de Benefícios e na Coordenação de Execução de Auditorias, demonstrando aos alunos como os conhecimentos aprendidos em sala de aula são aplicados na vida real em um contexto profissional.

Por fim, os alunos agradeceram à presença e as experiências trazidas por Cibele e também ao professor Abimael pelos ensinamentos durante toda a disciplina que, apesar das limitações trazidas pela necessidade do ensino remoto, conseguiu ser "enriquecedora e essencial".

 

Aula auditoria governamental 1 1

 

 

Captura de tela 2020 11 20 155034

 

Na data de hoje, 20 de novembro, comemora-se o dia do Auditor de Controle Interno. No serviço público, a Auditoria Interna tem um papel vital no aprimoramento da administração, gestão de recursos, em sua publicidade e transparência, fortalecendo assim o controle social e, consequentemente, a democracia! 

 

Dessa forma, gostaríamos de parabenizar todos os profissionais da área, principalmente os Auditores Internos atuantes no serviço público e mais especialmente aqueles que atuam na Universidade de Brasília, que com dedicação e cuidado trabalham diariamente para que a UnB alcance seus objetivos, fortalecendo a gestão pública e gerando valor para a comunidade universitária e para a sociedade. 

 

Parabéns aos nossos auditores! A UnB quem faz é a gente que administra com responsabilidade e transparência! 

 

 

 

 

28 de Outubro de 2020

22 de Outubro de 2020

Na tarde desta quarta-feira (21), o Auditor-Chefe, prof. Abimael Costa, participou da cerimônia do Edital de Prêmio Unb de Dissertação e Tese, Prêmio Técnicos na Ciência, Prêmio Brasília 60 Anos e do Grande Prêmio UnB de Tese.

 

A convite da professora Adalene, Decana de Pós-Graduação, o Auditor-Chefe realizou a entrega do Prêmio da área LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES.

 

Os trabalhos escolhidos como Melhor Dissertação da área de Linguística, Letras e Artes e como de Melhor Tese foram respectivamente “TERMINOLOGIA DA MATEMÁTICA EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: PROPOSTA DE GLOSSÁRIO BILINGUE LIBRAS-PORTUGUÊS”, do PPG Linguística, de autoria de RODOLPHO PINHEIRO D’AZEVEDO e a orientação da profa. MICHELLE MACHADO DE OLIVEIRA VILARINHO; e “ADp: FRAMEWORK DE AUDIODESCRIÇÃO POÉTICA”, do PPG Artes Visuais, de autoria de Marx Menezes e a orientação da profa. VIRGINIA TIRADENTES SOUTO.

 

O resultado de todos os prêmios do Edital DPG/UnB nº008/2020 Prêmio Unb de Dissertação e Tese 2018 e 2019, Prêmio Técnicos na Ciência e Prêmio Brasília 60 Anosestá disponível no site do Decanato de Pós-Graduação - DPG.

01 de Setembro de 2020

A Auditoria Interna (AUD) da UnB parabeniza a qualidade do Relatório de Gestão 2019. Desta forma, ressalta-se o empenho da Decana do DPO, Profa. Denise, gestores e demais servidores envolvidos.

Esse relatório de gestão, em formato de Relato Integrado, aumentará a possibilidade da comunidade universitária e da sociedade geral realizarem o controle social. Assim, a UnB amplia o diálogo com gestores, professores, servidores, alunos, fornecedores, prestadores de serviços e todos que utilizam os serviços prestados ao DF e demais regiões do Brasil.
Por fim, parabéns à Presidenta e aos Conselheiros (as) do CAD pelo acompanhamento das atividades relatadas no Relatório de Gestão 2019 da UnB.

 

O Relatório de Gestão 2019, bem como os dos anos anteriores podem ser acessado pelo link: Página do DPO.

 

Relatrio de Gesto 2019

30 de Agosto de 2020

Máscaras doadasA Auditoria Interna (AUD) da Universidade de Brasília e o Programa de Educação Tutorial do Instituto de Relações Internacionais (PET-REL) juntaram esforços para auxiliar os discentes que moram na Casa do Estudante Universitário (CEU) no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A partir de doação da Embaixada da República Popular da China, foram entregues, em 28.08.2020, 1000 (mil) máscaras de proteção facial à Coordenação-Geral da Casa do Estudante Universitário (CGCEU), que fará a distribuição dos equipamentos de proteção aos estudantes residentes no Campus. 

Agradecemos os esforços dos servidores, discentes e, em especial, à Embaixada da República Popular da China pela generosa contribuição. 

Luciana Maria de Oliveira Cortinhas (Auditora-Chefe Adjunta Substituta da AUD) 

Juliano da Silva Cortinhas (Docente e Tutor PET-REL) 

Gabriel de Azevedo Soyer (Discente PET-REL e residente na CEU) 

Rafael Zonta (Coordenador da CGCEU) 

IMG 20200828 171152715 HDR

Texto por Luciana Maria de Oliveira Cortinhas.

Images do arquivo pessoal.

14 de Julho de 2020

Você sabe o que é RAINT?

RAINT é a abreviação para Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna.

Uma das atividades fixas da Auditoria Interna é a elaboração do RAINT a cada ano para ser apresentado tanto para conselho de administração ou, na ausência deste, ao dirigente máximo do órgão, como para a CGU. Sua exigência e as especificações acerca de como deve ser feito e apresentado estão detalhadas na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 9 DE OUTUBRO DE 2018.

Neste ano, apresentamos o RAINT 2019 detalhando todos os trabalhos e as atividades elaboradas no ano passado, o RAINT 2019 foi apresentado ao CAD e conforme Nota Técnica da CGU, foi considerado em consonância ao art. 17 da Instrução Normativa CGU nº 9/2018. 

Para a visualização do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna de 2019 basta acessá-lo através do link RAINT. Os RAINTs anteriores, de 2014 a 2019, podem ser acessados no site da Auditoria pelo Acesso Rápido - RAINT.

09 de Julho de 2020

Neste início do mês de julho de 2020, a Auditoria Interna consolidou duas grandes etapas previstas no Planejamento Estratégico da AUD 2019-2022.

  •  A aprovação do ATO DA REITORIA Nº 0749/2020 que atualiza a estrutura organizacional com a criação de três Coordenações - de Consultoria e Monitoramento (CCM); de Execução de Auditorias (CEA); e de Avaliação de Controles e Riscos (ACR). 

 

Captura de Tela 2020 07 09 às 15.48.09

Imagem: Nova Estrutura Organizacional da Auditoria Interna da UnB

 

O fundamento desta atualização se deu pelos diversos esforços que a AUD tem empenhado em se organizar buscando contemplar de forma mais racional e especializada todas as atribuições descritas em seu Regimento Interno bem como as novas atribuições incorporadas à rotina administrativa da AUD, entre elas consultoria e monitoramento das demandas do TCU e da CGU. Além da grande expansão que ocorreu na Universidade de Brasília nos últimos doze anos, desde a adesão da UnB ao Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), tanto no número de alunos, cursos, professores e técnicos, quanto no volume de ações, atividades e processos advindos desta expansão.

A nova estruturação organizacional da Auditoria Interna visa aperfeiçoar o trabalho de auditoria na UnB, bem como abarcar um número maior de ações e atividades que já estão, na prática, sendo desempenhadas pelos auditores (como o monitoramento de determinações e atividade de consultoria) com maior especialização. 

 

 

  •  Publicação do ATO DA AUDITORIA Nº 8/2020 que estabelece as competências da Secretaria Administrativa da Auditoria Interna da Universidade de Brasília (AUD).