MENU



 

Evento Darcy
Fonte: DEX/UnB

 

Nesta quarta-feira, das 9h às 19h, no Memorial Darcy Ribeiro foi realizado o Centenário de Darcy Ribeiro Aqui. O espaço, mais conhecido pela comunidade acadêmica como "Beijódromo", foi imaginado pelo próprio Darcy como local de encontro, comunhão e cultivo do afeto. O evento faz parte da programação de atividades em homenagem ao antropólogo que vai até amanhã, dia 27.

 

No decorrer do evento, os participantes puderam conhecer mais da trajetória de Darcy por meio de relatos de familiares e amigos que conviveram com este ilustre brasileiro. Na mostra permanente do Memorial também estão disponíveis obras que incluem filmes e livros produzidos em homenagem a Darcy. No final do evento apresentações de Joana Duah e Victor Cavalcante e do Samba de Roda animaram os presentes.

 

Mineiro, nascido em Montes Claros, no dia 26 de outubro de 1922, o sociólogo, antropólogo, historiador e político brasileiro é ao lado de Anísio Teixeira um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília. Reconhecido como Imortal da Academia Brasileira de Letras, doutor honoris causa e ex-reitor da UnB, Darcy Ribeiro também foi escritor e teve suas obras publicadas em disversas línguas como o inglês, alemão, espanhol, francês, húngaro e hebraico. Faleceu em fevereiro de 1997 vítima de um câncer generalizado.

 

Saiba mais sobre a trajetória de Darcy Ribeiro: https://noticias.unb.br/112-extensao-e-comunidade/6104-centenario-de-darcy-ribeiro-e-celebrado

Confira a programação do evento: https://noticias.unb.br/images/Agenda/2022/Programacao_centenario.pdf